Os cinco erros mais comuns na hora de contratar um parceiro de marketing

Imagine o cenário: um empreendedor imerso no crescimento do seu negócio, mas entendendo que o boca a boca positivo não é mais suficiente para a divulgação. Ou, por outro lado, alguém que resolve abrir uma empresa, mas precisa de um suporte para propagar seus serviços e produtos.

O que essas pessoas têm em comum? A busca por alguém, por uma equipe ou por uma empresa que os auxiliem no marketing, na divulgação, na estratégia e que, claro, sejam cruciais para os bons resultados.

Entretanto, nesses e em diversos outros cenários nos quais pessoas buscam por um parceiro de marketing, ocorrem erros típicos, que muitas vezes são fruto da falta de entendimento do que realmente uma agência/ empresa de marketing pode entregar, e em como isso será feito.

 

Vamos falar sobre esses erros?

  1. Não entender se precisa de uma agência ou de uma equipe interna

Uma agência de marketing é um suporte valioso para ajudar empresas a prosperarem. E, falando especificamente de digital, uma agência de marketing é essencial para traçar os canais, as campanhas, os conteúdos, os anúncios e demais tangentes.

No entanto, uma agência tem processos internos, tem uma carteira de clientes, tem diretrizes a serem seguidas. O cliente que muitas vezes tem um volume de demanda que carece de aprovação e alterações o tempo todo, que precisa de braços “real time” para produção de demandas instantâneas, precisa de uma equipe interna e disponível dentro de um horário pré-determinado.

Em um cenário ideal, a junção de uma equipe de marketing interna + uma agência para o suporte nas campanhas e estratégias é o contexto de melhor resultado.

 

  1. Não compreender que tipo de agência precisa

Existem agências de marketing e comunicação que atuam em 360 graus, oferecendo suporte para marketing estratégico e gerencial, contratação de mídias off-line (outdoors, painéis etc.), marketing de influência, marketing digital, assessoria de imprensa e outras frentes de atuação.

Existem ainda as agências exclusivamente digitais, procuradas sobretudo por conta do poder de alcance incomparável que o digital tem. O que acontece, sobretudo no caso das agências digitais, é que os clientes chegam à espera de que sejam resolvidas questões internas, sejam oferecidos nortes comerciais e afins. E não é esse o papel da agência.

Se o cliente não está inteiro no negócio, se não sabe direcionar a agência quanto às prioridades, se espera que uma agência digital faça questões não inerentes a essa ramificação da comunicação, o processo de compreensão das próprias necessidades ainda está falho.

 

  1. O negócio ainda não está maduro o suficiente para a contratação de uma agência

O quão pronta precisa estar uma empresa para que a contratação de uma agência seja de fato estratégica? Afinal, do que adianta investir em marketing com parceiros especialistas se o estoque não é organizado, se os produtos e serviços são confusos e incertos ou se a equipe não está estruturada?

Uma agência é um grande pilar, mas não é a “resolução” de problemas, não é a salvação de uma estrutura. Se o negócio ainda não “anda sozinho”, é preciso arrumar a casa primeiramente.

Além disso, as empresas precisam estar preparadas para possíveis ajustes em diversos aspectos comunicacionais (posicionamento, slogan, linguagem, público alvo, canais a serem utilizados). Elas precisam, sobretudo, entender o papel da agência e confiar nas possíveis mudanças a serem feitas.

Sem essa maturidade, os resultados podem ser comprometidos. Sem o entendimento de que uma agência especialista deve ter autonomia para trabalhar, os frutos podem não vir.

 

  1. Não há priorização interna para o marketing

Muitas vezes a contratação de uma agência é vista já como um grande investimento, mas a empresa não compreende que precisa investir também nas mídias necessárias de contratação. Quanto da verba mensal será separada para anúncios patrocinados, no caso do investimento digital?

Há verba para investimento fora do digital? Há verba para investimento em ações de branding, e não somente propaganda?

O marketing é realmente PRIORIZADO ou será visto como mais um “custo” ao longo dessa relação com a agência?

Se não há organização e priorização, não há sentido na contratação de um parceiro, o qual precisa de subsídios para realmente entregar os resultados que o cliente deseja e necessita.

 

  1. Não há diálogo e acompanhamento

Se por um lado existem aqueles que querem acompanhar cada detalhe o tempo todo, e aí entra a questão da contratação de agência versus departamento, de outro lado há aqueles que apenas assinam o contrato e esquecem que precisam caminhar junto aos parceiros nesse processo.

Eles precisam estar aptos a entenderem que muitos conteúdos dependem da empresa para a produção, que muitas campanhas dependem das estratégias e políticas comerciais internas, e, claro, que os resultados dependem também da disponibilidade e abertura da empresa para que inovações, sugestões e transformações ocorram.

Sem essa via de mão dupla, o trabalho é comprometido.

O resumo disso tudo é: ao contratar um parceiro de marketing, é necessário entender que essa relação é totalmente redundante ao nome: “parceiro”. É uma legítima junção de esforços que devem caminhar sob uma mesma direção e propósito.

A metodologia da Lorean traz justamente a importância da CONEXÃO com o cliente para que tudo possa fluir da melhor maneira. A transparência em cada etapa é a maior das prioridades, justamente para que todos tenham a real clareza do próprio papel para o alcance dos resultados.

É por isso que a Lorean está há sete anos no mercado construindo histórias e resultados ao lado de parceiros que acreditam que com trabalho sólido e bases bem construídas é possível ir muito longe.

É por isso que a Lorean é uma agência de NEGÓCIOS, pois os objetivos e frutos colhidos são de todos os envolvidos.

Pedro

Pedro

Sócio-diretor da Lorean, responsável pela área de negócios e performance da Lorean

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