Principalmente se for no início dos projetos.
Entenda porquê…
Fazer arroz com feijão é uma expressão utilizada para se fazer o simples, o básico. E no marketing encontramos cada vez mais clientes e profissionais da área procurando ideias mirabolantes e totalmente “fora da caixa” para conquistar mais resultados. Só que antes de chegar nesse ponto, existem algumas estratégias e ações base que podem e devem ser adotadas para alcançar os objetivos que se deseja.
Como assim?
Um exemplo: Você precisa aumentar as vendas online de um determinado produto?
- Avalie a página de destino e discurso adotados, se estão alinhados às necessidades do cliente, os benefícios dos produtos e se estão alinhados com as campanhas;
O produto que você vende é de venda individual ou consultiva (precisa falar com atendente)? Sua página está adaptada para essas diferenças de venda?
- Você sabe como são as formas de busca do consumidor?
Onde a sua marca é mais competitiva para vender tal produto?
- Quais discursos já foram testados e que o seu público reage melhor?
Essas e outras questões são básicas e devem ser levadas em consideração desde o início de cada projeto de marketing.
Mas Pedro, por que está trazendo isso? Por que é básico?
Essa questão é algo que tem acontecido muito na Lorean em 2022. Empresas de segmentos e tamanhos diferentes nos procuram insatisfeitos com os resultados atuais, mas quando olhamos para a estrutura da estratégia de marketing não enxergamos o “feijão com arroz”. Somente um amontoado de ações sem base para se sustentar.
E como resolvemos essas questões, então?
Arrumando a casa. Analisando os pontos citados acima e, com base nas respostas, definindo estratégias de curto, médio e longo prazo.
E as ideias mirabolantes, não servem no marketing? COM CERTEZA SERVEM!
Mas, é necessário antes olhar para o básico para poder resolver boa parte das necessidades do momento e trazer resultados inesperados.
Resultados da Lorean somente aplicando o famoso “feijão com arroz”
Uma loja de produtos e ferramentas para a área rural nos colocou o desafio de aumentar as suas vendas do e-commerce em 30%, em 3 meses, e até o final do ano dobrar os resultados em vendas.
Um desafio ousado né?
Quando iniciamos o projeto a estrutura era:
– definir discurso padrão e posicionamento da marca;
– definir curva ABC dos produtos;
– padronizar questões visuais e de layout;
– padronizar discursos comerciais;
– padronizar campanhas, de acordo com produtos da curva ABC;
– padronizar por regiões, conforme clientes, o que é mais competitivo;
– manter o mesmo orçamento do período anterior.
Resultados:
– Aumento de 175% das vendas, em 45 dias;
– Diminuição de 65% do abandono de carrinho.
E isso em apenas 2 MESES!
Quer saber mais detalhes de como isso pode acontecer com o seu negócio?
Fale conosco e saiba mais!