Blog
Você sabe o que é UI e UX Design?

Publicado em 21/05/2018
Com a incrível quantidade de nomenclaturas existentes hoje em dia para definir todas as áreas que envolvem o design, não é de se surpreender que vez ou outra nos deparamos com alguma desconhecida. E não é de se espantar que muitos não saibam diferenciar a UI da UX.
UI Design, ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário), é o meio pela qual uma pessoa interage e controla um dispositivo, software ou aplicativo. Esse controle pode ser feito por meio de botões, menus e qualquer elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o usuário.
Um bom projeto de UI antecipa as necessidades do usuário e garante que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de experiência user-friendly, ou seja, uma experiência que é amigável e que não cause frustrações ao utilizador
É muito comum confundir UI Design com UX Design, e por mais que os nomes sejam parecidos, suas abordagens são bem diferentes. UX está relacionado com a experiência do usuário e com seus sentimentos, já UI é a maneira como o usuário alcançara essa experiência. Há uma analogia citada por Dain Miller em um artigo do blog Web Designer Depot que ilustra muito bem o que eu quero dizer:
“UI is the saddle, the stirrups, and the reigns.
UX is the feeling you get being able to ride the horse, and rope your cattle.”
É importante entender que User Interface não é só sobre como uma aplicação ou dispositivo se parece, nem quais cores ou formas o compõe. UI é sobre como ele funciona e sobre como a interação será realizada, indo muito além da aparência que esse produto possui.
Tá, mas qual é a diferença então?
Em primeiro lugar, o que você precisa saber é que os dois termos tem significados diferentes, mas que eles se complementam e são fundamentais para um bom design. Podemos dizer que eles possuem uma relação simbiótica, visto que se beneficiam mutuamente para alcançar um resultado final satisfatório.
Jakob Nielsen e Donald Norman, referências no segmento, resumem a Experiência do Usuário como uma forma de englobar todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos, ou seja, ela é responsável por estudar as melhores maneiras de atender as necessidades dos usuários e deixá-los satisfeitos com todo o processo.
A verdadeira experiência do usuário vai muito além de somente fornecer aos clientes o que eles dizem querer, sendo necessário fazer com que eles se sintam alegres por possuírem seu produto e felizes em utilizá-lo. Desta forma, para trabalhar com UX é necessário que o designer estude e avalie como os usuários se sentem sobre um sistema, levando em consideração aspectos como a facilidade de uso, percepção de valor do sistema, utilidade, eficiência na execução de tarefas e demais características para propor a melhor solução a um determinado problema.
Também é necessário que o UX Designer tenha uma visão ampla de todas as disciplinas que a e envolvem – como Criação de Conteúdo, Arquitetura da Informação, Design Visual, Design Industrial, Engenharia Mecânica, etc – pois é a junção de todas que resultam na experiência final do usuário.
Sabendo que o UX Design trabalha com as emoções e experiências dos usuários, fica mais fácil entender que o UI é justamente a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam. De acordo com Jef Raskin, um especialista em interação humano-computador americano conhecido por ter iniciado o projeto do Macintosh para a Apple Computer no final da década de 1970, a interface é a maneira que você realiza tarefas com um produto, ou seja, o que você faz e de que forma ele responde.
Sintetizando tudo o que foi falado até agora, o UI Design é a interação entre a interface e o usuário, já UX é como essas interações trabalharão o lado emocional do usuário, a sua experiência com o sistema.
Via Design Culture.
Artigos relacionados

Até que ponto o marketing digital pode ajudar o seu negócio?
É inevitável a crescente do número de empresas que estão divulgando os seus produtos/serviços nos meios digitais. Mas eu lhe questiono: até que ponto isso está gerando resultado financeiro para cada negócio? Todo mês você realiza campanhas diferentes, gera um número de vendas ou não, e no mês seguinte segue à mesma maneira alterando apenas o discurso, tipos de anúncio e imagens. E talvez o problema não seja o trabalho de anunciar, mas sim o conceito como um todo...
Intenção boa; mensagem inadequada: os perigos de uma comunicação mal planejada
Nessa semana, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais foi a campanha publicitária “Gente Boa Também Mata” do Governo Federal. A campanha tem por objetivo conscientizar a respeito do uso do celular por motoristas, demonstrando que pessoas que realizam boas ações também podem causar acidentes fatais no trânsito.

Como o boxe pode ensinar a qualquer profissional a vender muito mais?
Não, eu não sou um pugilista - pelo menos não um profissional. Mas confesso que pratico algumas aulas de artes marciais semanalmente. Durante os treinos das últimas semanas tive alguns insights que me fizeram refletir sobre os combates, possibilitando a elaboração de analogias com marketing, vendas e até mesmo com meu próprio mindset.

A importância do Marketing Digital para as startups
Uma startup é uma micro ou pequena empresa de tecnologia em sua fase inicial que, por estar em seu período de desenvolvimento, tende a não possuir um poder aquisitivo elevado. As mídias sociais digitais são canais de mídia que não necessitam de um investimento alto, sendo muito atraentes para estas empresas.