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A ineficácia do alcance orgânico

Publicado em 09/10/2016
Desde os primórdios da internet, ouvimos por todos os lados que a "internet é uma mídia gratuita", "a internet é barata" ou "a internet necessita de baixo investimento". Isso até era verdade antigamente, mas hoje a internet está completamente diferente. Neste post, tomarei como referência o Facebook.
Como introdução aos termos que serão discutidos neste tópico, segue um breve resumo dos dois protagonistas do conteúdo: post orgânico e post patrocinado. O termo "alcance orgânico" refere-se a todo conteúdo disponibilizado sem qualquer investimento monetário. Já o alcance patrocinado é relativo aos conteúdos nos quais há um investimento monetário que possibilita um alcance maior e específico para determinada publicação.
Há cerca de 4 anos, o alcance de uma publicação orgânica no Facebook era satisfatória. Organicamente, as publicações alcançavam, em 2012, uma média de 16% da base total de fãs. Isso acontecia principalmente pelo moderado número de usuários e o baixo número de empresas (fanpages) publicando na mídia digital. Com o aumento exponencial no número de usuários, de organizações e, consequentemente, de conteúdos, o Facebook lançou em 2012 a possibilidade de patrocinar as postagens.
Como a concorrência por espaço está cada vez mais acirrada, os posts patrocinados permitem às organizações filtrar e delimitar o seu alcance. Através de um mapeamento de públicos e de um planejamento de comunicação adequado, a organização saberá quando e para quem deve distribuir determinado conteúdo, facilitando na performance da campanha (KPIs) e rentabilizando as verbas de marketing disponibilizadas.
Com o advento dos posts patrocinados, as publicações não-pagas estão fadadas a um alcance cada vez mais ínfimo. A concorrência da sua organização com certeza está investindo em alcances patrocinados e abocanhando todos os públicos de interesse de vocês, enquanto você continua não se interessando por investimento em mídias sociais digitais e perdendo muito espaço no mercado.
Com base na divulgação do próprio Mark Zuckerberg, em 2016, o Facebook já conta com 1,65 bilhão de usuários ativos por mês, sendo que cada usuário do Facebook Mobile acessa cerca de 14 vezes por dia a sua conta.
Portanto, é imprescindível que organizações com objetivos ambiciosos invistam pesado em marketing digital através tanto de profissionais de Relações Públicas qualificados, quanto por Agências especializadas no ramo. A necessidade e possibilidades de conteúdo e publicidade paga não restringem-se apenas ao Facebook, fazendo-se presente (e necessário) no Google com o Google Ads, no Linkedin e até no Instagram.
Fonte de algumas informações citadas:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/facebook-atinge-marca-de1-bilhao-de-usuarios-todos-os-dias.html
https://www.facebook.com/zuck/posts/10102457987924291
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