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Como o boxe pode ensinar a qualquer profissional a vender muito mais?

Publicado em 08/02/2019
Ensinamento 1: Pontos fortes, pontos fracos e paciência.
Há lutadores que, por conhecer bem os pontos fortes do adversário, decidem vencer o confronto com estratégias inovadoras. George Foreman era um nocauteador nato. Conhecido por finalizar rapidamente seus adversários, Foreman foi pego de surpresa por Muhammad Ali na famosa superluta "The Rumble in the Jungle", de 1974.
"O esportista do ano", como foi eleito em 1999 pela Sports Illustrated, sabia que o ponto fraco do Nocauteador era a resistência. Como estratégia, Ali utilizou-se da paciência para cansar Foreman que, ao longo dos minutos, abria brechas (oportunidades) para Ali contra golpear.
Apesar de todo o apoio popular, pouca gente acreditava que o jovem Ali pudesse derrotar o experiente Foreman. Mas a estratégia de reconhecer os pontos fracos e fortes aliada à paciência foram cruciais para uma vitória histórica.
Nos negócios, precisamos compreender os pontos fracos e fortes dos concorrentes e também do mercado em que se está inserido. E claro, os próprios pontos do seu negócio. A matriz SWOT é uma ferramenta excelente para este tipo de análise.
Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha. - Rocky Balboa
Além disso, seja paciente. Não tente vender a todo custo em um menor espaço de tempo. Você precisa ser estratégico, ter objetivos e, assim como no boxe, precisa ser saber esperar.
Ensinamento 2: Seja imprevisível e inovador.
Como já dizia Gary Vaynerchuk, no livro Nocaute, podemos utilizar uma estratégia conhecida como "jab, jab, jab, right hook" para atingirmos ainda mais clientes. É isso mesmo: precisamos dar um gancho de direita (right hook) no queixo para nocautear qualquer adversário! Parece simples, não? Mas não é!
Acertar esse poderoso soco não é fácil, pois é um golpe previsível - assim como tentar vender um produto/serviço - e os adversários já estão preparados para se esquivar e se defender. Por isso precisamos preparar esta ação com os jabs: pequenos socos para bater, empurrar, distrair e criar espaços (oportunidades) durante a luta.
É quase um jogo do Street Fighter: Jab, jab, jab, jab, right hook; jab, jab, right hook; jab, jab, jab, jab, jab, jab, right hook.
A sequência não importa, mas você precisa ser imprevisível e, obviamente, inovador para nocautear seu adversário - e vender seu produto/serviço. Ao invés de tentar vender a todo custo (right hook), porque você não dá alguns jabs? Alguns exemplos de jabs para o seu negócio:
- E-book para download gratuito
- Live no Facebook/Instagram
- Podcasts
- Conteúdos de blog
- etc
E, desta forma, quando o consumidor estiver consumindo seus conteúdos você poderá finalmente dar o seu right hook.
Ensinamento 3: Faça de tudo para ser o melhor (ou até o único) no seu mercado.
Quem pratica artes marciais sempre quer estar se aprimorando. Ninguém quer passar um ano inteiro treinando sem se desenvolver e aprender novas técnicas. Esse foco absoluto também precisa ser replicado para sua vida e, principalmente, para os seus negócios.
O seu produto/serviço precisa ser o melhor do seu segmento! Você precisa estar pronto para receber feedbacks negativos. Precisa ouvir seu consumidor. Precisa mitigar os problemas e aprimorar o que já está funcionando. Precisa pesquisar as tendências, estar por dentro das novas tecnologias e rever seu negócio frequentemente. E, quem sabe, seguir os ensinamentos do livro A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim, para abrir novos mercados?
Abaixo apresento alguns cases que retratam bem este terceiro ensinamento:
Exemplo 1: Cirque du Soleil
O francês Cirque du Soleil descobriu seu novo oceano azul ao explorar e rever seus conceitos: nem circo, nem teatro, nem balé, mas uma mistura de tudo isso com atores, cenografia e figurino de altíssima qualidade. Tudo isso os diferencia dos concorrentes!
Exemplo 2: Nubank
A fintech brasileira, Nubank, percebeu a insatisfação dos brasileiros com os bancos tradicionais e resolveu inovar: apresentou o primeiro Banco Digital do país! Este serviço inovador e diferenciado acabou gerando um novo mercado muito lucrativo. Aliás, o Nubank já tem concorrentes como o Banco Inter.
Exemplo 3: Xiaomi
Esta empresa chinesa de produtos eletrônicos percebeu que a Apple não possuía um concorrente direto a ponto de fazer seus aficionados pensar entre duas marcas. Ora, quem utiliza Apple dificilmente pensa em um smartphone da Samsung, por exemplo. Pensando nisso, a Xiaomi lançou o Mi 8: um smartphone tão potente e fluído como o iPhone 9 que também possui um visual minimalista e uma ênfase no design.
Me conte o que achou desses ensinamentos. Espero que aplique-os no seu dia-a-dia e, juntamente com as suas estratégias, colha bons frutos. E, claro, nos vemos no octógono!
Publicado também em Marketing Com Café e no meu Linkedin.
Autor: Jason Mello
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